As Faces da Luz - Tatiane Durães

14:11 Helena Dias 11 Comments

Livro: As Faces da Luz
Autora: Tatiane Durães
Páginas: 452





Sinopse: Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara, e elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade. Mas o que ela não sabe é que seu destino fora traçado muito antes de seu nascimento. Agora ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele. Uma aventura repleta de magia e descobertas, se inicia

 [Nota Pessoal]
Confesso que quando comecei a ler esse livro, eu estava um pouco apreensiva. Tive medo de não gostar porque... porque sim. Porque sou uma pessoa chata mesmo. Mas, para a minha surpresa, eu achei a história muito boa.

Bom, o que dizer dessa belíssima capa?! É de uma delicadeza e beleza realmente digna de elfos. Na parte interior do livro, contamos com uma diagramação muito bonita e tão delicada quanto a capa. Realmente, no quesito estética, o livro está de parabéns!!



Mas, vamos ao que interessa.

A escrita da autora é simples e informal, mas muito clara. Isso, para mim, tornou a leitura bem mais rápida. O livro tem um pouco mais de 400 páginas, e eu o li em dois dias e meio. A informalidade demais, em alguns casos, me incomoda um pouco. Entretanto, isso não aconteceu nesse livro. Não me senti desconfortável e consegui finalizar a leitura sem maiores problemas com isso. Com uma pegada para a aventura, a história é narrada em primeira pessoa e, a maioria dos capítulos são pela "voz" da protagonista.

Todo o enredo desenvolvido por Tatiane é muito bem construído, passando a impressão de que tudo foi cuidadosamente pensado antes de se tornar um livro. O mundo, Arcantatys, é o típico mundo das criaturas mágicas, porém possui um toque suave de originalidade, deixando transparecer, de forma sutil, a personalidade da autora. Os personagens têm suas personalidades muito bem construídas e cada um deles possui seu momento de destaque, o que eu achei bem legal.

"Sabe, uma vez eu ouvi dizer que não é um sorriso que muda o seu dia, mas quem sorri. Eu tinha que concordar plenamente." p. 148



Em contrapartida, algumas coisas me incomodaram um pouco.

Primeiro: o livro (a edição que eu tenho) contém um grande quantidade de erros de revisão e isso me incomodou bastante.
Segundo: achei as cenas de lutas e confrontos um tanto quanto comuns, digamos assim. Não sei
explicar ao certo. Eu não consegui sentir empolgação nelas. Além disso, tudo parece se resolver muito fácil para Tayara, e ela sempre recorre a magia antes de tentar qualquer coisa.
Terceiro: quase todos os personagens do gênero masculino que aparecem na trama se apaixonam pela protagonista. Isso é muito cliché e, na minha opinião, chato demais. Chega a ficar cansativo sempre que um novo personagem aparece.

Tirando esses fatos, a história é boa de verdade. Inclusive, tem aquele mistério, como algum deles estivessem escondendo algo. Tenho esse sentimento com dois personagens em particular, Edwin e Ariosto. (estamos de olho)

É um livro que eu recomendo sim, principalmente se você gosta de fantasia, com bruxas, elfos, lobisomens e muito mais.

"Você é uma bruxa, tenha orgulho. Deixe sua magia fluir, tomar conta de você, preenchê-la, você fica tentando dominá-la, como se tivesse medo. Aquilo que está dentro de você faz parte de quem você é." p. 239


Ah, esse é o primeiro livro da Trilogia Arcantatys. Espero que, em breve, vocês visitem o mundo de Arcantatys!
Beijos Literários.

11 comentários:

  1. Oi Lena, adorei sua resenha, você ressaltou alguns pontos que também não gostei, e outros que eu também considerei bons. Mas é um livro que tenho muito carinho e fiquei apaixonada pelo mundo criado pela autora. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sei que você tem muito carinho por ele!! rs

      Obrigada pela visita!!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Lena, obrigada pela resenha flor. Fico feliz que tenha gostado de Arcantatys, e pode ter certeza que estou trabalhando muito no segundo livro da trilogia para sanar os pontos negativos apresentados pelos leitores!! Principalmente os erros... rs... bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tati, fico muito feliz que tenha gostado! Estava meio apreensiva com isso!! rs

      Obrigada pela visita!!
      Beijos

      Excluir
  3. Oi flor, estou lendo o livro, estou bem no comecinho e estou gostando, espero que continue assim até no final. Como você, sou meio chata com histórias, gosto que tudo se encaixe e que não seja muuuito clichê.

    Amei a resenha, ressaltou os pontos negativos, mas também os positivos.Amei a sua sinceridade, prezo muito isso em uma resenha, parabéns.

    bjs

    https://ateliedoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia, acho que você deveria ler o livro. Depois que escrevi essa resenha, li outras pela internet e tem alguns blogueiros com opiniões bem diferentes da minha. Fico muito feliz que goste da minha resenha!! Obrigada!

      Beijos e volte sempre!! ;D

      Excluir
  4. Adorei a resenha!

    Ressaltou alguns pontos bem interessantes, uns que gostei e outros que não, mas esqueceu de uma coisa... Da Agatha... Brincadeira.
    Já disse que suas resenhas são de uma qualidade enorme, né?
    Bom, AFDL, foi um que recomendo muito, e gostei bastante(Principalmente da Agatha).

    Parabéns pela resenha!!

    http://lendoferozmente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Caramba, que resenha fantástica, sua critica acompanhada de sua visão pessoal foi um estimulo para que coloque esse livro em minha estante "Quero ler" do Skoob, de verdade. Amo tudo relacionado ao sobrenatural e quero desvendar os mistérios por trás desse livro! Valeu Helena! Beijos

    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, flor!! Que bom que gostou!! Se te interessar, pode comprar diretamente com a autora, através da página do livro, no Facebook. E ainda vem autografado! hehe

      Beijos e obrigada pela visita!!

      Excluir
  6. Oi! Fiquei bem interessada em ler esse livro! Não o conhecia, mas parece ser bem meu tipo de história!
    Parabéns pelo blog e pela resenha honesta!

    Bjs da Cami
    mynerdbubble.blogspot.com.br

    ResponderExcluir